Novembro Azul em Canela

ENFOCO

Novembro Azul

 

 

Este mês, a Secretaria Municipal da Saúde de Canela realizará ações voltadas a saúde do homem, com atividades de prevenção ao câncer de próstata, testículo e pênis dentro da Campanha Novembro Azul em todas as Unidades de Saúde.
A campanha tem como missão orientar a população masculina a cuidar da saúde e procurar o médico com mais frequência. O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, já que são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico, por isso acabam descobrindo a doença em estágio avançado, segundo o Ministério da Saúde a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens.
Eles correspondem a quase 60% das mortes no país, assim a cada três pessoas que morrem, duas são homens, eles vivem em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.
Entre as ações, a Secretaria da saúde de Canela realizará no dia 22 às 10h , uma palestra educativa na Câmara de Vereadores para funcionários públicos do município sobre a prevenção do câncer de próstata com orientação do clínico geral Dr André Encarnação e a seguir palestra com Drª Cíntia Linhares e a enfermeira Cristina Moura, sobre o diabetes que também é comemorado no mês de novembro. Além da distribuição de folders com os principais fatores que ajudam a prevenir a doença, como a ingestão de carnes como fígado e peixes, fazer exame preventivo uma vez ao ano, principalmente acima dos 45 anos entre outras dicas.
Será realizada também uma palestra no presídio sobre a prevenção do Câncer de próstata e diabetes. E ainda as Unidades de saúde realizarão ações educativas nos grupos e sala de espera conforme agenda de cada unidade.
“É muito importante que os homens se conscientizem da gravidade desta doença e a qualquer sintoma procurem o especialista”, ressalta a enfermeira Cristina Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *