MULHERES EM CENA

CULTURA ÚLTIMAS NOTICIAS

Bate-papos, teatro, homenagens e muita emoção marcaram o Mulheres em cena deste ano.

©sergioazevedophotos 2018

O Projeto Mulheres em Cena, parceria do Estúdio dos Bonecos com o Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti, em 2019 agregou mais artistas, aumentou de três dias para oito, com a temática “Canela, Mulheres e Histórias”.

Além de uma programação que incluiu bate-papos, apresentações de sete espetáculos teatrais, sendo um deles a leitura dramatizada com histórias das mulheres entrevistadas de Canela, o evento ocorreu de 8 a 16 de março. No último sábado, 16, na Feirinha Orgânica, o projeto homenageou 13 mulheres da comunidade de Canela, que foram escolhidas pelos organizadores. São elas:

-Ana Glenda Viezzer (uma das mulheres mais ativas no contexto social da cidade e do extinto festival de teatro de Canela)

-Roma Vaccari (uma das primeiras dramaturgas e atrizes de Canela)

-Erena  Leonora Feldmann Thomas (a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Canela)

-Alda Gil Alves (dona do antigo Baratilho Canelense, um dos únicos comércios da década de 50)

-Nadyr Simões (uma das primeiras telefonistas de Canela, a Nadyr da telefônica)

-Cleusa Paim Ferreira (faz trabalho voluntário com jovens dependentes químicos e sonha em abrir um espaço de reabilitação em Canela)

-Heloiza Zuffo (uma mulher forte, artesã de histórias)

-“Mulher X” ( sofreu maus tratos mas conseguiu se reerguer e ter uma vida digna – não pode ter seu nome divulgado)

-Tânia Cristófoli Aguiar (assistente Social de Canela)

-Joana de Moraes (aluna de um projeto social que mudou sua vida)

-Leila Maria Guimarães Fialho (do projeto pastoral da criança que coordenou por 6 anos)

-Haide Maria Gil (uma importante professora de Canela)

-Lisi Costa (uma das grandes artesãs de Canela)

“Ser mulher é lidar o tempo todo com linhas tênues. É a tentativa diária de se equilibrar entre a independência e a intimidação. É quase nunca saber se a abordagem de um homem tem algum interesse além daquele que ele diz ter. É ter sua competência medida na relação (des)proporcional de sua aparência física. É acelerar o passo numa rua escura e pouco movimentada, mas, ainda assim, ter vontade de explorar a noite, as ruas, as curvas”. Assim os organizadores do Mulheres em Cena se inspiram para este evento.

O Projeto Mulheres em Cena, nesta edição,  inspirou o Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti e a Rádio Clube a voltarem com as radionovelas. Desde o último domingo, 17,  todos os domingos a partir das 14h, na Clube AM 1320, vai ao ar uma história nova, com o ciclo de radionovelas nesse resgate histórico, com atores da cidade e alunos do Estúdio.

O projeto contou com o apoio de Angá Produtora, Estratégia Comunicação e Mareting, Sérgio Azevedo, Rissul, Supermercado Forrageira, Massoterapeuta Núbia Gallas, Parque Terra Mágica Floryball, Santho Aroma, Surprice Sobremesas Especiais, Núcleo Colaborativo, Floricultura Raio de Sol e a Feirinha Orgânica. 

A realização do Mulheres em Cena é do Aroma Literário, Estúdio dos Bonecos, Estúdio de Pesquisa Teatral , Trupe Pé de Palhaço e Rita Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *