PARQUES NACIONAIS E CÂNIONS

CULTURA DESTAQUE TURISMO ÚLTIMAS NOTICIAS

Ao chegar em Cambará do Sul, pela RS 020, a 1 km do centro da cidade, o visitante é recepcionado com o pórtico de madeira, a base de pedras, datado de 2003. O pórtico reflete os costumes do povo cambaraense. Um pouco depois de cruzar o pórtico, a estrada vira a avenida principal da cidade, a Avenida Getúlio Vargas.

Páscoa para momentos em família e de aventura na região dos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, em Cambará do Sul com desconto nas tarifas

A Sexta-feira Santa é um feriado nacional, e antecede o Domingo de Páscoa. A data é um momento especial e a região dos cânions, localizados nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, é um destino mais do que especial para colocar na agenda no período, que marca o único feriadão de março. Os espaços contam com muitos atrativos e estão repletos de opções de lazer para a família e para quem gosta de aventura, proporcionando uma experiência extraordinária.

Para completar, do dia 18 de março até final de abril há desconto na tarifa.  Comprando o ingresso pelo site, o visitante tem 10% de desconto. Também será possível parcelar.  Além disso, há uma política vigente de incentivo a viagens de grupos com tarifas reduzidas para viagens acima de 15 pessoas

No Parque Nacional Aparados da Serra há ainda o Rio do Boi onde é possível avistar as grandes muralhas do Cânion Itaimbezinho na parte de baixo, incluindo cachoeiras e piscinas naturais. A trilha pelo Rio do Boi é percorrida na maioria pela lateral, mas há trechos passando por locais que possibilitam banhos nas piscinas naturais e cachoeiras.

Flora e fauna

E para se ter uma ideia da grandiosidade, o Parque Nacional de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. Agora na última semana de fevereiro, na Trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, ocorreu um avistamento de um Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), animal ameaçado. O momento, registrado em vídeo, foi destaque na edição do dia 29 de fevereiro do Bom Dia Rio Grande e no site do G1 Rio Grande do Sul.  Ênfase também para outro momento ainda mais importante: o avistamento de um Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), um mamífero considerado em extinção. O avistamento, que foi gravado e contou com ampla divulgação na mídia, ocorreu no Cânion Fortaleza. Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que estão localizados nos Parques, que estão sob concessão da Urbia Cânions Verdes, integram o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, recentemente reconhecido pela UNESCO.

Atrações no cânion Itaimbezinho:

  • Trilha do Vértice;

  • Trilha do Cotovelo;

  • Trilha do Rio Camisas;

  • UrbiaStore;

  • Cafeteria Costaneira Café no Parque;

  • Restaurante Antonio’s;

  • Centro de Visitantes e Museu Padre Balduino Rambo.

Atrações no cânion Fortaleza:

  • Trilha do Mirante;

  • Trilha da Borda Sul;

  • Trilha do Quebra Cangalha;

  • Trilha da Pedra do Segredo;

  • Urbia Store;

  • Tirolesa mais alta das Américas (ingresso vendido a parte e no local).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *