VALORES DA CIDADANIA FORAM DESTAQUE NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL

FESTAS E EVENTOS ÚLTIMAS NOTICIAS

A 1ª edição do Seminário de Educação Fiscal foi realizada na terça-feira (12), na UCS Canela – Campus Universitário da Região das Hortênsias, sendo uma realização da Prefeitura de Canela, através da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Receita Estadual. O evento reuniu contabilistas, funcionários de escritórios de contabilidade, educadores e representantes do Poder Público, mobilizando profissionais de 14 municípios: Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Picada Café, Porto Alegre, Torres, Parobé, Taquara, Campo Bom, Pareci Novo, Fontoura Xavier, Farroupilha e Esteio.

O seminário contou com a participação de membros do Grupo de Educação Fiscal (Gefe/RS), órgão que está vinculado a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os painelistas do evento foram os auditores-fiscais da Receita Estadual Randal Guimarães (coordenador do Gefe/RS), Tiago Luis Silva Santos (10ª Delegacia de Taquara) e Janete Scherer que representou a Secretaria Estadual de Educação.

 

MUDANÇA CULTURAL

Na ocasião, foram tratados temas relacionados a valores como solidariedade, ética, comprometimento e cidadania, buscando fortalecer uma mudança de cultura no sentido de regatar bons comportamentos como respeito ao próximo e aos bens públicos. “O Estado somos todos nós e devemos pensar e agir coletivamente, fazendo o que é certo, fiscalizando e dando exemplo para as próximas gerações. Temos que acabar com a cultura de se levar vantagem em tudo”, destacou Randal Guimarães. “Precisamos cobrar nota fiscal sempre e exigir o retorno do Poder Público através da prestação de serviços. Contamos com todos vocês para serem multiplicadores desta filosofia”, disse Tiago Santos.

 

PROFISSIONAIS DA ÁREA

Os contabilistas e funcionários de escritórios de contabilidade tiveram atividades técnicas diferenciadas, visando a atualização de procedimentos e sistemas utilizados na área. Os treinamentos foram realizados pelos consultores Renan Pigato, da empresa Systen Processamentos e por Sidnei Lima e Fábio Haeser, da empresa Essencial Assessoria.

 

ORQUESTRA DO CIEP NA ABERTURA

A abertura do 1ª Seminário de Educação Fiscal contou com a presença do prefeito Constantino Orsolin e do secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo. “Neste período de crise financeira e política em nosso país, precisamos construir alternativas para gerar receitas. E são nestes momentos que surgem grandes ideias e projetos”, avalia Orsolin. A Orquestra da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco – CIEP, que teve grande parte de seus instrumentos adquiridos por meio do Programa Paguei Quero Nota, realizou uma bela apresentação na abertura do evento. Outro diferencial foi a presença de um ator humorista, que promoveu brincadeiras e interagiu com o público durante os debates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *