SANTOS DUMONT DESENVOLVE O PROJETO CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO Geral ÚLTIMAS NOTICIAS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na Linha Chapadão, zona rural de Canela, desenvolve o Projeto Cidadania e Sustentabilidade – Uma Parceria que dá Frutos, que tem como objetivo levar os alunos a adquirir hábitos alimentares saudáveis, através do plantio, manutenção, colheita e consumo de produtos orgânicos.

Esse projeto também atende aproximadamente de 50 alunos da zona urbana, no turno reverso ao das aulas. Os encontros são semanais, ministrados pelos professores Dari Bedin e Marilene Berti. Em dias de clima desfavorável para aulas práticas, os alunos participam de oficinas, com apoio da Emater, pesquisas na internet e aulas teóricas sobre a construção de hortas domésticas. “Os alunos da cidade estão tendo uma nova visão de agricultura, pois agora sabem de onde e como vem o alimento que consomem em suas casas, até então, alguns achavam que o aipim já era colhido branco, que não existia casca” conta a professora Marilene.

Os produtos cultivados são: aipim, batata doce, alface, repolho, brócolis, couve-flor, beterraba, nabo, rabanete, feijão de vagem, maracujá, almeirão, cenoura, pepino, pimentão, ervilha, fava, diversas qualidades de chás e temperos. No projeto destacam-se também o cultivo de algumas plantas exóticas como: estévia, ora-pro-nóbis, capuchinha, staticia, physalis, lixia, pitaia, maxixe, melão de árvore, esponja vegetal, melão de São Caetano e groselha. As hortaliças e frutas ajudam na complementação da merenda, parte é doada aos alunos e o restante é vendido para arrecadar fundos ao CPM.

O professor Dari diz estar muito satisfeito com esse trabalho, principalmente durante as oficinas de doce de leite, compotas e leite condensado, quando os alunos percebem que é mais lucrativo fazer o produto a ser consumido, em vez de comprá-lo.

A diretora Rosane Bohrer salienta que o desenvolvimento desse projeto contempla a questão da ociosidade dos jovens, levando-os a valorizar as atividades desenvolvidas na zona rural e modificando sua visão em relação ao agricultor.

As atividades recebem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) e também do Círculo de e Mestres (CPM) que contribuem para a aquisição de ferramentas, transporte, alimentação, adubação orgânica, mudas e sementes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *