É PRECISO FREAR O AUMENTO DO DESEMPREGO

DESTAQUE Geral ÚLTIMAS NOTICIAS

Ninguém tem dúvidas de que a crise financeira  assola o país e gera reflexos em Canela e em toda a região, tendo como uma das graves consequências o aumento do desemprego. Buscando minimizar este problema, líderes sindicais estiveram na Prefeitura de Canela na tarde de segunda-feira (26), quando participaram de uma reunião com o prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Governo, Administração e Assistência Social, Vilmar Santos.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Canela (STICM), Pedro Maciel, os representantes do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Canela, Dionatan Narciso de Souza (presidente) e Luciano Hoff (tesoureiro), além dos membros do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela, Marcelo Ferreira (vice-presidente) e Lucimara da Silva (secretária).

Na ocasião, os líderes sindicais apresentaram números preocupantes ao Poder Executivo que estão relacionados aos últimos 18 meses, comprovando centenas de rescisões contratuais entre empresas e empregados. “E na grande maioria dos casos, os pedidos de demissões partem de iniciativa das empresas”, afirma Dionatan Narciso. “Também temos muitos trabalhadores de outras cidades e até mesmo regiões que estão ocupando vagas aqui em Canela”, avalia Pedro Maciel. “A rotatividade é muito grande no setor hoteleiro e isso também se deve a falta de mão de obra qualificada”, destaca Marcelo Ferreira.

DADOS ALARMANTES

Em 2016, conforme informações repassadas pela diretoria do STICM, foram registradas 358 demissões no período de 12 meses. “Neste primeiro semestre de 2017 já foram mais 122 demissões”, revela o presidente Pedro Maciel. Nos seis primeiros meses deste ano o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela contabilizou 250 rescisões de contratos de trabalho, o que representa uma média de 18% de desemprego para os profissionais da categoria. Enquanto isso, o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Canela já soma 130 demissões ao longo deste ano. “O desemprego reflete diretamente no Poder Público através dos serviços de saúde, assistência social, entre outros. Isso possui influência até mesmo nos índices de criminalidade”, analisa Vilmar Santos.

ESTRATÉGIAS 
Após o encontro com as lideranças sindicais, o secretário Vilmar Santos enfatizou que os dados obtidos durante a reunião serão utilizados como complemento para as ações que o Executivo colocará em prática visando estancar a problemática do desemprego. “Estas informações que estamos tendo acesso irão contribuir para desenvolvermos planos e estratégias de ação, contribuindo assim para a melhora destes índices”, afirmou o prefeito Constantino Orsolin.
Entre as alternativas debatidas para gerar mais empregos no município estavam a maior agilidade na liberação de projetos, tanto para construção de novos hotéis como empreendimentos residenciais, estabelecimentos comerciais, condomínios e loteamentos populares, uma atenção especial para as liberações ambientais, captação de novas empresas, além da promoção de cursos de capacitação profissional. “Vamos fazer a nossa parte como Poder Público e atuar diretamente nestas questões que geram empregos e renda na nossa cidade”, frisa Vilmar Santos.

NÚMEROS DO DESEMPREGO

Período: Janeiro a Junho de 2017
– Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela: 250 rescisões
– Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Canela: 130 rescisões
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Canela (STICM): 122 rescisões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *