COMITIVA ACOMPANHA PREFEITO ORSOLIN EM BRASILIA

CULTURA DESTAQUE POLICIA ÚLTIMAS NOTICIAS

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, embarcou para Brasília no domingo (14), acompanhado pelos secretários municipais Ângelo Sanches (Turismo), Gilberto Tegner (Educação), Paulo Tomasini (Meio Ambiente) e pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Projetos da Prefeitura de Canela, Germano Junges. A comitiva canelense iniciou os trabalhos na capital federal na manhã de segunda-feira (15), realizando visitas a deputados federais e senadores em busca de recursos e projetos para o município. Os compromissos oficiais seguem até o final da tarde desta quinta-feira (18), quando os representantes do Poder Executivo de Canela retornam ao Rio Grande do Sul.
Paralelamente, o prefeito Constantino Orsolin participou da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na ocasião, o chefe do Executivo canelense acompanhou palestras ministradas por autoridades como o presidente da República, Michel Temer, os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Bruno Araújo (Cidades), Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) e Ricardo Barros (Saúde), além de participar de debates com senadores e deputados federais. “Foi a melhor marcha que participei até hoje. Discutimos as reformas Trabalhista, Tributária e da Previdência, a derrubada do veto do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), além de outros diversos temas de interesse dos municípios”, revelou Orsolin.

MOBILIDADE URBANA
Na Câmara dos Deputados o prefeito Constantino Orsolin foi recepcionado pelo chefe de Gabinete do dep. Federal Alceu Moreira (PMDB), o assessor parlamentar Márcio Rodrigues. Na pauta da reunião estavam temas como a retomada do projeto da Rota Panorâmica, a continuidade da pavimentação da estrada Caracol/Ferradura, o Aeroporto das Hortênsias e o asfaltamento de vias no município.

PROJETOS PARA O TURISMO
O chefe do Executivo canelense também participou de reuniões com a assessora Cristina Neiva, que representa o dep. Federal Mauro Pereira (PMDB) e com o secretário parlamentar Wilson Haubert, que trabalha no gabinete do dep. Federal José Fogaça (PMDB). “Estamos solicitando apoio da bancada do PMDB para colocar em prática projetos importantes para o turismo em Canela, como a conclusão da Rota Panorâmica que é uma estrada estratégica para a mobilidade urbana em toda a região”, contou o prefeito Constantino Orsolin, que também esteve no gabinete do dep. Federal Jones Martins (PMDB).

REPAVIMENTAÇÃO E VETO
Já no gabinete do dep. Federal Marco Maia (PT), o prefeito de Canela tratou sobre a necessidade de repavimentação da Rua José Luiz Corrêa Pinto, que dá acesso ao Condomínio Laje de Pedra. “Durante as reuniões também frisamos a importância para os municípios da derrubada do veto sobre a Lei que redistribui receitas oriundas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) gerada por operações envolvendo cartões de crédito. Temos que sensibilizar os nossos representantes na Câmara dos Deputados para melhorar os deficitários cofres municipais”, analisa Constantino Orsolin.

MEIO AMBIENTE
Já o secretário de Meio Ambiente, Paulo Tomasini, o secretário de Educação, Gilberto Tegner e o diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Projetos, Germano Junges, participaram de um encontro com Odenildo Rocha, chefe de Gabinete da dep. Federal Yeda Crusius (PSDB). “Solicitamos uma emenda extraorçamentária para aquisição de um caminhão e um triturador de galhos para a Secretaria de Meio Ambiente”, contou o titular da pasta, Paulo Tomasini.

CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Na segunda-feira (14), o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, acompanhado pelo captador de eventos do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, Régis Stuani, participaram de reuniões com representantes de algumas entidades de classe nas áreas de aposentados e pensionistas, administração pública e saneamento básico. Nos encontros Ângelo e Regis apresentaram a estrutura da cidade para receber eventos, visando a prospecção de congressos que acontecerão ao longo de 2017 e nos próximos dois anos. “As entidades receberam a proposta com muito entusiasmo e a partir deste momento a cidade de Canela é uma das opções para ser sede de importantes congressos”, disse o secretário Ângelo Sanches, destacando que o objetivo é trazer mais de 4.500 pessoas para Canela e região em um futuro próximo.
Entre os eventos em negociação para serem realizados em Canela estão: um congresso na área de aposentados e pensionistas para 2019 com público estimado em 1.500 pessoas; congressos na área de administração pública envolvendo duas entidades, sendo um dos eventos para o 2º semestre de 2017 com estimativa de 300 pessoas participantes; congresso da área de saneamento básico para 2018 com público estimado em 2.500 pessoas.

MINISTÉRIO DO TURISMO E EMBRATUR
O secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, também esteve com o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Maurício Almeida do Nascimento, oportunidade em que entregou em mãos diversos projetos relacionados a demandas na área do turismo. Na ocasião, foram debatidos temas como a Rota Panorâmica, pavimentação da estrada Caracol/Ferradura, Temporada de Inverno, Sonho de Natal, sinalização urbana turística, Caminho das Graças, entre outros. “Formalizamos os pedidos e também solicitamos agilidade nos processos para liberação de recursos federais”, revelou Sanches.
Acompanhado por Marco Antônio, assessor do ministro Eliseu Padilha, o secretário Ângelo Sanches também participou de um encontro com o diretor de Marketing da Embratur, Sérgio Flores. “Alinhamos junto a Embratur a propagação do município de Canela em nível internacional, principalmente na América Latina. Será uma parceria muito positiva, tanto para a qualificação do nosso turismo quanto na divulgação da cidade”, frisou Sanches.

EDUCAÇÃO EM PAUTA
Nesta terça-feira (16), o secretário de Educação, Gilberto Tegner, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Tomasini e o diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Projetos, Germano Junges, participaram de uma reunião com o dep. Federal Afonso Motta (PDT). Na ocasião, o parlamentar confirmou a liberação de R$ 100 mil para investimentos em equipamentos de climatização para escolas da Rede Municipal de Canela. Segundo Gilberto Tegner, o deputado ainda comprometeu-se em auxiliar na busca por verbas para a reconstrução da Escola Infantil Tio Beto.
O secretário Gilberto Tegner e o diretor do Departamento de Projetos Germano Junges também estiveram presentes em uma audiência com o senador gaúcho Lasier Martins (PSD). “Neste encontro também tratamos sobre a necessidade de ampliação do número de vagas na Educação Infantil do município, situação esta que pode ser amenizada por meio do repasse de recursos para a Escola Tio Beto”, comentou Gilberto Tegner.

SECRETÁRIOS PRESENTES EM REUNIÕES
Os secretários municipais Gilberto Tegner (Educação) e Paulo Tomasini (Meio Ambiente), acompanhados pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Projetos da Prefeitura, Germano Junges, também estiveram presentes em reuniões onde foram abordados assuntos importantes para Canela. No Ibama a pauta foi a cedência de um terreno para o município. Já no encontro com o dep. Federal Afonso Hamm (PP) a comitiva canelense agradeceu a recente emenda parlamentar destinada ao Hospital de Caridade de Canela e também debateu algumas alternativas para a viabilização do Aeroporto das Hortênsias.

VISITAS NAS BANCADAS
Na Câmara dos Deputados a comitiva canelense ainda participou de encontros com os deputados Federais Carlos Gomes (PRB), Renato Moling (PP), Paulo Pimenta (PT), Henrique Fontana (PT) e João Derli (Rede). Durante as reuniões os representantes da Prefeitura de Canela entregaram projetos desenvolvidos para o município, agradeceram o repasse de emendas parlamentares para a área da saúde e buscaram a captação de novos recursos. Entre os temas tratados estavam a solicitação de asfaltamento da estrada Caracol/Ferradura, a necessidade de verba para a construção do quartel do Corpo de Bombeiros, pavimentação da Estação Rodoviária e outras vias, além do apoio para a definição de uma política de esporte para Canela.

SENADORA ANA AMÉLIA
No Senado Federal o prefeito Constantino Orsolin também esteve no gabinete da senadora gaúcha Ana Amélia (PP), onde foi recepcionado pelo chefe de Gabinete Marco Aurélio Ferreira. Entre os assuntos tratados estavam o aluguel de imóveis por temporada na região, o programa Mais Médicos e a Rota Panorâmica.

TURISMO DE NEGÓCIOS
O secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, juntamente com o captador de eventos do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, Régis Stuani, focou seu trabalho na divulgação do município como destino para o turismo de negócios. Na terça-feira (16), Ângelo e Regis visitaram diversas entidades para apresentar a estrutura da cidade de Canela para receber congressos nas áreas da segurança (Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal), saúde e agronegócios, além de eventos envolvendo órgãos públicos com a Receita Federal. “Durante as reuniões algumas visitas técnicas já foram agendadas para que possamos colocar Canela como opção de sede para grandes eventos nos próximos anos”, contou o secretário Ângelo Sanches.

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
Buscando estreitar relações visando investimentos de empresas nacionais e internacionais, o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, participou de uma reunião no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que foi intermediada por Marco Antônio, assessor do ministro Eliseu Padilha. Também estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet e o analista de Comércio Exterior, Marco Antônio Nunes Bastos. “Mostramos Canela como uma cidade próspera, que pode fomentar grandes indústrias e investimentos na área do turismo e do entretenimento. Também apresentamos os nossos eventos, como o Sonho de Natal, em busca de patrocínios”, ressaltou Ângelo Sanches.

*Fotos: Divulgação

*Fonte: Assessoria de Imprensa/Comunicação Social e Imprensa
Prefeitura Municipal de Canela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *