A vila de todos os sonhos

DESTAQUE ENFOCO SONHO DE NATAL

natal

Em plena produção desde a última segunda-feira (22), a Vila de Natal já é uma realidade nos pavilhões de construção do Sonho de Natal de Canela

Os canelenses já estão sonhando. Faltando pouco mais de um mês para o início do 27º Sonho de Natal, a comunidade já está em pleno movimento para tornar realidade toda a magia que faz da temporada natalina o momento mais aguardado do ano pela cidade. São cerca de 500 pessoas envolvidas na produção do evento, que, neste ano, acontece de 1º de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. Nos pavilhões onde o Sonho vira realidade, cada detalhe da arquitetura já toma forma em um trabalho minucioso e bem planejado. Circulando nos ambientes, é possível encontrar o trabalho de elaboração de uma das principais atrações desta edição da temporada em plena construção: a inédita Vila de Natal.
Desde o último dia 22, oito profissionais trabalham diariamente no projeto da Vila, uma criação da D’arte Multiarte, e que, neste ano, será o grande destaque na arquitetura do Sonho de Natal. Isto é o que garante a arquiteta e cenógrafa Luciana Urbani, que revela que todo o trabalho de elaboração dos cenários começa logo nos primeiros meses do ano e se estender até o dia da inauguração da temporada. “A Vila de Natal não procura referências de arquiteturas específicas, é uma mescla de várias inspirações, onde se tira proveito de elementos arquitetônicos e estruturais tradicionais, reformulando o seu design e assim criando este único e lúdico ambiente natalino. Queremos que o visitante se localize em algo inteiramente novo. A intenção deste projeto é trazer uma experiência sensorial, uma busca interior, algo que, antes de apenas impressionar, realmente toque o imaginário dos visitantes”.
Novidade na programação do Sonho de Natal, a Vila ganha sua primeira edição este ano. O espaço, localizado na praça João Corrêa, será um ponto de encontro da cidade, onde artesãos de Canela e região mostrarão e comercializarão o produto do seu trabalho artístico preferencialmente natalino. A concepção da Vila, no entanto, não restringe a visita apenas ao comércio de artesanatos. Bem pelo contrário. Segundo Luciana, interação é a palavra de ordem na hora de visitar as oito casas que farão parte da atração. “É um grande espaço de confraternização, ao estilo shopping europeu a céu aberto: praça com lindo paisagismo, segurança, iluminação, cenários para tirar fotos nas varandas das casas e espaço para performances artísticas da programação do evento”, adianta a arquiteta, que ainda revela que o público poderá explorar o interior da mágica casa do Papai Noel, também localizada na Vila.
O cuidado com cada detalhe artístico é minucioso na produção do Sonho – e não é diferente com a Vila. A artista plástica e responsável pela arte-final da Vila, Myriam Dutra, revela que a arte aplicada é uma dos principais conceitos colocados no projeto para transportar os visitantes ao ambiente lúdico do espaço. “Queremos algo histórico e real. Todas as casas, por exemplo, terão limo no exterior para transmitir a sensação de que elas sempre estiveram ali. São várias camadas de tinta, argila, silicone e outros materiais que trazem efeitos históricos e lúdicos para a Vila. Temos, assim, um conceito criativo, minucioso e artesanal, o que também é uma característica de toda a cidade de Canela. Com isto, estamos conseguindo manter o padrão de criação que a D’arte Multiarte vem imprimindo para o Sonho de Natal”, conta Myriam.
Tornar realidade um projeto arquitetônico que prima por emoções e arte é motivo de orgulho para Myriam. “Sem dúvida cultivar a preocupação com os conceitos e com as experiências sensoriais impacta na cultura não só do Sonho de Natal, mas também de toda a cidade. É uma outra energia porque existe uma base histórica e artística, o que faz toda a diferença. Nossa atenção passa por cor, textura, altura, comprimento… Passa por tudo, por cada detalhe”, conta a artista plástica, que acompanha de perto o trabalho nos pavilhões, testando combinações e a materialização de suas ideias.
Depois de cerca de seis semanas de intensa produção e quatro dias de montagens, a Vila de Natal abrirá para visitação no começo de novembro. Luciana Urbani, que é canelense e acompanha o Sonho de Natal desde criança, diz ter aproveitado muito de sua vivência na cidade nesta trajetória, mas revela ainda que atuar nos bastidores e ajudar a tornar o Sonho de Natal uma realidade é uma experiência única. “Lembro perfeitamente da edição anterior, onde vi os olhos brilhando e o sorriso no rosto de cada um dos visitantes que viam o Trem do Papai Noel nos desfiles, assim como as calorosas palmas no show Simplesmente Natal e em todo o evento… É nisso que focamos: proporcionar encantamento estampado no rosto de cada pessoa. Essa é a nossa gratificação! É isso que também esperamos com a Vila!”.

crédito foto: Tábatha Colla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *