O avanço da ciclovia entre Canela e Gramado

DESTAQUE TURISMO

Comissão Pró-Ciclovia - Foto: Divulgação PMC

Embrião de um futuro unificado entre Canela e Gramado, o projeto da ciclovia intermunicipal entre as cidades – a primeira do Estado – deu mais um passo na última quarta-feira, 14 de maio.

Vereadores integrantes da Comissão Pró-Ciclovia Gramado/Canela apresentaram à prefeita em exercício de Canela, Carmen Seibt, a conclusão do pré-projeto canelense. O de Gramado já havia sido concluído.

Agora, a comissão planeja se reunir ainda este mês com a EGR, detentora da concessão de pedágios da rodovia Walter Bertolucci, a RS 235, para que a autarquia avalie e unifique os projetos, e se possa iniciar o estudo definitivo, com corpo técnico. Uma vez concluída essa etapa, a comissão parte para a busca de recursos estaduais e federais para a execução da obra.

Quando fica pronto
Não existe prazo. Conforme a Comissão, a ideia é não perder tempo, mas sem estabelecer nenhum cronograma que possa acabar atrasado. A expectativa, no entanto, é de que todo o processo esteja concluído antes do fim da atual legislatura, em 2016.

Simbolismo sobre duas rodas
Mais do que melhorias em mobilidade urbana, saúde e sustentabilidade, a ciclovia intermunicipal Canela/Gramado fortalece a parceria de duas cidades com objetivos comuns e marca, literalmente, a união entre os municípios.
Além de contemplar os cerca de 80 mil habitantes locais, a ciclovia concebida em amplia a opção turística da região, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes anualmente.

O projeto
Ambos os projetos se parecem, com o traçado da ciclovia iniciando na divisa da cidade e se prologando por trechos adentro dos municípios. A largura para bicicletas é de 2,5 metros e haverá ainda um passeio para pedestres.

Algumas certezas
Embora ainda não haja o parecer técnico, próxima etapa do projeto, algumas certezas direcionam a concepção da ciclovia intermunicipal.
– Haverá acesso de ida e volta para as bicicletas, mais passeio para o pedestre;
– Propriedades ao longo do trajeto não sofrerão interferência
– Haverá acessos para estabelecimentos comerciais localizados de ambos os lados da ciclovia
– A sinalização seguirá todas as normas de segurança
– Um trabalho de conscientização e educação será realizado entre

Algumas probabilidades
– A pista para ciclistas e pedestres está do lado direito da rodovia no sentido Canela/Gramado
– Será solicitada e analisada a implantação de redutores de velocidade na estrada

A comissão
Formada em março do ano passado, a comissão reabriu os debates iniciados um ano antes, quando uma proposta de construção da ciclovia foi levada ao Daer e rejeitada pela diretoria anterior.
Da Câmara de Gramado, participam os vereadores Ilton Gomes (PP), Birinha Moura (PP), João Teixeira (PMDB), Rafinha Adam (PP) e Manu Caliari (PRB), além de Tela Tomazeli, idealizadora do Gramado de Bicicleta . De Canela, compõem o grupo os vereadores Carlão Oliveira (PDT), Fernando Valle (PP), Gilberto Cezar (PSDB) e Roberto Grulke (PMDB).

Confira, abaixo, o registro da reunião do dia 14, gravado pela assessoria da Câmara de Vereadores de Canela:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *