Dia da Luta Antimanicomial

ENFOCO

A Prefeitura Municipal de Canela realizará domingo, (18), um evento que culmina com saúde e direito. As atividades acontecerão na Praça João Corrêa e a organização é da Secretaria da Saúde e Secretaria da Assistência Social e Habitação, através do CAPS e CREAS.
O dia 18 de maio é um marco na luta pela garantia de direitos e cidadania no Brasil. Nesse dia são comemorados, o “Dia da Luta Antimanicomial” e o “Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, movimentos sociais que transformaram políticas públicas e definiram um novo rumo no cuidado e proteção à saúde e à vida.

Luta Nacional
“Por uma Sociedade sem Manicômios” – é um movimento que nasceu no final da década de 80 e culminou com uma reforma política acerca do tratamento destinado a pessoas com transtorno mental. A partir desse movimento o foco do tratamento, que se concentrava na internação hospitalar (Hospitais Psiquiátricos, antigos “Manicômios”) foi transferido para uma “Rede de Atenção Psicossocial”, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *