Último dia para matricular na UCS Sênior Hortênsias dia 26

Geral

O UCS Sênior, destinado às pessoas com mais de 50 anos, tem início em 2 de agosto. As matrículas e rematrículas para as opções do Campus Universitário da Região das Hortênsias estão abertas até a próxima segunda-feira (26), feitas pelo WhatsApp (54) 9 9909 2623, com Evelin, ou pelo e-mail mercado6@ucs.br

Os encontros serão no formato síncrono (on-line), híbrido ou presencial, a depender do perfil e da dimensão teoria e prática – explica o coordenador do programa, Delcio Agliardi. As turmas com ênfase teórica poderão continuar de modo síncrono até quando a imunização da população estiver em níveis previstos pelas autoridades sanitárias do Estado. A previsão é de que até meados de setembro a população maior de idade esteja vacinada.  

“As demais turmas, que precisam de prática, poderão retornar de forma gradual a partir de 2 de agosto, respeitando protocolos, valorizando e preservando a saúde dos estudantes. São aquelas turmas que, por conta das especificidades metodológicas, poderão aprender de forma híbrida”, completa. 

Com a pandemia, os estudantes do UCS Sênior ampliaram a capacidade de utilizar as tecnologias digitais para além da comunicação que estavam acostumados nas redes sociais. Para Agliardi, o ensino estruturado e pautado em fins específicos permitiu novas experiências e evitou o isolamento. “Talvez, esse grupo foi o que mais precisava continuar vinculado à UCS e por intermédio de plataformas digitais”, diz o professor, para quem o ambiente síncrono aos poucos gerou segurança nos alunos. 

ADAPTAÇÃO 

Nas aulas de Fotografia Digital, a cargo do professor João Mendes Neto, por exemplo, os estudantes se adaptaram perfeitamente. Nos semestres regidos pela pandemia, uso de aplicativos, softwares, grupos por WhatsApp e exposição virtual foram a tônica dos encontros. “Trabalhamos no último semestre a produção de imagens com estilos artísticos modernos, como o Impressionismo, cubismo e futurismo, sempre trazendo referências de fotógrafos contemporâneos que produzem imagens com as linguagens propostas”, explica. 

AS OFICINAS DESTE SEMESTRE 

Vida em Movimento 

Estimular a consciência do corpo por meio do movimento. Alongamento, fortalecimento e relaxamento do sistema neuromusculoesquelético associados a práticas e conhecimentos para uma vida ativa, saudável e feliz. 

Das 17h às 18h15 (segunda-feira), com Marina Susin Siota 

Memória Afiada 

Visa compreender os processos cognitivos, em especial a memória, sob o enfoque da neurociência. Proporciona atividades práticas individuais e em grupo, oportunizando a socialização e o bem-estar das pessoas.    

Das 14h às 16h (terça-feira), com Marina Susin Siota   

Laboratório de Escrita Criativa 

Criação de contos e crônicas a partir de análises de obras de escritores, permitindo ao participante experimentar a escrita de forma inovadora para a construção de textos.   

Das 14h às 16h (terça-feira), com Maria Isabel Porazza Mendes 

Fios e Tramas: Arte Têxtil 

Explorar texturas, formas, linhas e pontos por meio de técnica experimental de composição para ampliar a visão de elementos visuais e transpô-los para o universo dos tecidos, linhas e agulhas.   

Das 14h às 16h (quarta-feira), com Maria Isabel Porazza Mendes 

Fotografia Digital 

Temas da produção fotográfica, como luz e tratamento digital. Trabalho com fotomontagens e texto aliado a imagens para um ensaio fotográfico pessoal. 

Horário: 14h às 16h (quinta-feira), com João Mendes Neto 

Tecnologias Digitais 

Capacitar, ampliar e revitalizar os conhecimentos do mundo das tecnologias digitais pelas ferramentas do nosso cotidiano (tablet, smartphone e computador).    

Das 14h às 16h (quinta-feira), com Milton Mânica 

Linguagem e Cultura Inglesa 

Reflexão sobre os tópicos da cultura inglesa pela exploração dos costumes, das tradições, da gastronomia, da hospitalidade, da arte, da música e da literatura.   

Das 16h15 às 18h15 (quinta-feira), com Milton Mânica 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *