VOLUNTÁRIAS PRODUZEM MÁSCARAS PARA DISTRIBUIR À POPULAÇÃO

Geral ÚLTIMAS NOTICIAS

A Secretaria de Saúde de Canela, na mobilização para evitar o contágio de covid-19 no município, tem contado com o apoio da comunidade para várias ações. Uma delas é a produção de máscaras descartáveis distribuídas gratuitamente à população.

Tudo começou quando, diante da recomendação para o uso do acessório e da pouca oferta, a coordenadora da Farmácia Municipal, Simone de Moraes, incentivou a própria tia, costureira aposentada, a produzi-las. Assim, dona Algorete Fátima do Amaral, moradora da Vila Boeira, se pôs ao trabalho e contou com a cunhada e mãe de Simone, dona Rosa, que não é costureira mas convocou outras mulheres para o trabalho.

Graças ao grupo que cresce a cada semana, todos os setores da rede pública (como as unidades básicas) oferecem aos usuários os materiais produzidos pelas voluntárias. “Como a gente não tinha tudo que precisava, pediu os elásticos para fazer as tirinhas. Aí a gente foi indo atrás de uma, de outra”, conta dona Rosa. “Na primeira semana, foram mais de mil máscaras. Depois foi aumentando até que a gente parou de contar”, completa dona Algorete.

Outro exemplo no grupo é o de Clair dos Reis Pruch, artesã do bairro Santa Terezinha. “O meu ateliê está sempre voltado a trabalhar com questões sociais”, diz ela, que se mobiliza para colaborar em outras frentes como confecção de bonecas para creches.

Clair, confecciona máscaras descartáveis não só para a Secretaria de Saúde como também para o Hospital e o Oásis Santa Ângela. Ela é voluntária da casa espírita Sementes do Evangelho.

Em seu estabelecimento, também vende máscaras de tecido. “Mas qualquer pessoa pode vir aqui e pegar uma máscara descartável. Na semana passada, a gente fez umas 4.000 para doação. Eu queria que todo mundo usasse máscara, mas infelizmente muita gente não usa”, lamenta a artesã.

DOAÇÕES À SECRETARIA

Segundo a coordenadora da Farmácia Municipal, Simone de Moraes, a mobilização das voluntárias vai ao encontro do volume de doações recebidas para a produção de máscaras. Os materiais necessários, como retalhos e rolos de TNT, cadarços e elásticos, chegam por meio de pessoas e empresas. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte cedeu TNT das escolas fechadas por conta das medidas preventivas contra a covid-19.

O repasse dos materiais às costureiras é feito pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Quando as máscaras chegam prontas, passam por esterilização em autoclave. “A gente praticamente não tem custo”, comenta Simone.

Para o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos, toda ação é bem-vinda. “As costureiras que nos ajudam são pessoas que têm doado seu tempo pensando no bem comum, ajudando quem não pode comprar e também conscientizando. É um bom exemplo para todos usarem máscaras, para se prevenirem”, elogia Vilmar Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *