REUNIÃO DA AMSERRA DISCUTE TURISMO E ENSINO FUNDAMENTAL

CULTURA ÚLTIMAS NOTICIAS

O Núcleo de Canela da Universidade de Caxias do Sul – Nucan UCS recebeu os prefeitos e diversos secretários municipais, especialmente da educação. para reunião da Associação de Turismo da Serra – Amserra, na manhã de 31 de agosto para reunião mensal.

O evento foi aberto pelo prefeito de São Francisco de Paula e presidente da entidade Marcus Aguzzoli, que deu as boas vindas e passou a palavra para o diretor de Relações Públicas da Confederação Nacional do Turismo Albano Alves Filho, que apresentou proposta para uma campanha de divulgação da Serra Gaúcha, de nível nacional, que deve ser viabilizada através de patrocínios captados com grandes empresas como Uber, cartões de crédito e bancos.

Após a apresentação, o advogado Gladimir Chiele apresentou algumas sugestões para a viabilização da campanha, entre eles: a eventual criação de consórcio público para trabalhar especificamente a área de turismo regional ou a criação de um departamento de turismo dentro da Associação, entidade privada composta pelos municípios da serra. 

A municipalização do Ensino Fundamental foi a principal pauta da reunião, com o advogado Gladimir Chiele. A matéria debatida comportou desde a análise legal, com a autorização constitucional e a previsão contida nas normas ordinárias como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A questão da municipalização do ensino fundamental ou do compartilhamento das ações nesta área, deverá ser objeto de negociação de cada minicípio com o Governo do Estado. Foram apresentadas diversas situações em relação ao processo, que deve passar pela unificação da estrutura física, readequação de pessoal, coordenação do processo pedagógico pelas secretarias municipais, encaminhamento definitivo do problema do transporte escolar e outras questões pertinentes.

As ações compartilhadas no ensino fundamental possuem previsão através de lei estadual e pode ser acordada entre Governo e Município, conforme as peculiaridades de cada caso, mediante convênio. Trata-se de uma alternativa para buscar o fortalecimento da escola pública e a melhoria na qualidade do ensino, especialmente em época de notícias negativas em relação a posição do Brasil no ranking mundial e do próprio Estado. em relação ao país.

Participaram as reunião, além dos já citados, o prefeitos de Canela Constantino Orsolin, de Cambará do Sul Schamberlaen José Silvestre e de Picada Café  Daniel  Rücker, secretários municipais e assessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *