SEMANA FARROUPILHA EXALTARÁ O TROPEIRISMO

DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS

 

A Semana Farroupilha de Canela, pelo segundo ano consecutivo, será realizada pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e acontecerá de 13 a 20 de setembro.

A programação contará contará com

fandangos, shows, danças, oficinas e palestras preenchem a programação que acontecerá em sua maioria na sede campestre do Parque de Rodeios do Saiqui. Este ano, o evento de Canela une-se ao tema anual dos Festejos Farroupilhas proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG): Troperismo – contribuição para a formação da identidade sul-riograndense.

Mas a programação já tem início no dia 7 de setembro. Após a extinção da Chama da Pátria, na praça João Corrêa, a retirada de uma centelha dará origem à Chama Crioula, que será conduzida por cavalarianos do CTG Querência e de demais entidades tradicionalistas ao Parque de Rodeios do Saiqui.

Lá terá início a Ronda Crioula, um período de vigília pelo qual os tradicionalistas se reúnem para tertúlias e demais atividades de convivência à espera da Semana Farroupilha. todas as noites, serão servidos jantares a preço de custo e por adesão, preparados por piquetes de laçadores.

Ainda no dia 7, haverá o fandango de anúncio dos Festejos Farroupilhas, com o Grupo Rodeio, no Parque de Rodeios do Saiqui.

LANÇAMENTO

Autoridades, convidados e imprensa participaram na quarta-feira (15), do lançamento da Semana Farroupilha que aconteceu na Churrascaria Garfo e Bombacha.

O Secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches destacou em seu pronunciamento que a intenção é colocar Canela no mapa do resgate folclórico da cultura e das tradições que a cidade pode oferecer.

O curador das atividades, Márcio Cavalli, ponderou que contribui com a Semana Farroupilha por acreditar que temos que manter esta raiz tradicionalista de sucesso que representa Canela.

O patrão do CTG Querência patrão Gilnei Nascimento agradeceu as pessoas empenhadas em manter a história da entidade e destacou que a atual patronagem vem recuperando a credibilidade do CTG junto a comunidade.

O prefeito Constantino Orsolin falou que “Com união de todos, realizaremos uma grande Semana Farroupilha, um evento que é o orgulho de todos os gaúchos”.

O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, José Alvoni Araújo da Silva também esteve presente no lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *