MARATONA DE MONÓLOGOS CONTARÁ COM OFICINAS GRATUITAS

CULTURA ÚLTIMAS NOTICIAS

Oficinas gratuitas também fazem parte da Maratona de Monólogos, do dia 30 de julho a 04 de agosto, em Canela.

Criação de solos – Investigando-se será primeira oficina ministrado no evento, por Vinícius Piedade, na sala Araucária do Grande Hotel Canela, dia 1º de agosto, às 14h.  A partir de um núcleo de pesquisa teatral fundamentado na experiência prática de Vinícius na construção de seus espetáculos solo e que são focados no trabalho de ator e na expressividade de seu corpo, voz e na busca de uma construção dramatúrgica própria, esta oficina visa propor ao ator pesquisar-se e descobrir-se, capaz de com corpo, gesto e voz, realizar um potencializador encontro teatral com o público e iniciar um processo de auto-investigação visando a criação econstrução de espetáculo solo. Detectar o que cada artista tem a propor para a cena, o que é muito pessoal e intransferível, e potencializá-lo tecnicamente a aprofundar uma pesquisa no sentido de uma criação própria, juntando o corpo com a palavra, no final da oficina. trabalho técnico em junção com esse modo individual de trabalho visa proporcionar ao artista um melhor direcionamento do seu foco expressivo.

Fábio Vidal ministrará a oficina Teatro Físico, abordando diversas práticas físicas para desenvolvimento e aprimoramento de princípios, técnicas e qualidades expressivas que instrumentalizem o participante para a apresentação publica. O encontro será pautado no modo único e particular de expressividade do atuante, buscando uma autonomia cênica e um resultado de trabalho que condiga com seus anseios e urgências éticas, filosóficas e artísticas. A metodologia do curso consiste numa abordagem sobre dramaturgia do corpo em trabalho pré-expressivo e do corpo no espaço e dramaturgia de cena, ambas compostas de improvisações e criação de repertório. Teatro Físico será na sala Aracária do Grande Hotel Canela, às 14h, do dia 02 de agosto.

No dia 3 de agosto a oficina será de Direção Cênica, com o diretor, bailarino, coreógrafo e professor de teatro Daniel Colin. Bacharel em Artes Cênicas tem entre seus principais trabalhos como diretor e coreógrafo os espetáculos Viral, A Fantástica Fábrica de Natal (Natal Luz de Gramado/RS).

O Teatro Enredo, no dia 4 de agosto  ministrará oficina de Teatro de Máscaras, baseada nos personagens tipos da Comedia dell Arte, técnica clássica de teatro italiano. A oficina está destinada a pessoas com ou sem experiência na área, com duração de três horas, e ministrada pelo ator Cristian Beltrán, do Chile. “Neste encontro, entregaremos ferramentas praticas para a construção de personagem a partir da mascara “tipo” e suas possibilidades cômicas, estimulando o potencial criativo individual e coletivo, com o objetivo de ampliar as possibilidades cênicas dos participantes”, afirma Cristian.

As oficinas ocorrem sempre às 14h,  na sala Araucária do Grande Hotel Canela e, as inscrições, apenas 20 para cada oficina,  para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pelowww.estudiodepesquisateatral.com.br

Além das oficinas, a Maratona de Monólogos apresentará 18 espetáculos, entre convidados e os que competem nas mostras universitária e estudantil.

A Maratona, que é uma realização do Estúdio de Pesquisa Teatral Lisi Berti, integrará a programação da Temporada de Inverno de Canela, promovida pela Prefeitura Municipal de Canela através do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *