FÉ E DEVOÇÃO NAS ROMARIAS QUE DERAM INÍCIO A FESTA DE CARAVAGGIO

DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS
Foto: Diego Santos

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio, de Canela, contou com programação neste fim de semana – Romaria Jovem e Cavalgada da Fé – e segue nos dias 26 e 27, com a Romaria a Pé e, Motorizada e de Motociclistas, respectivamente.

Apesar da chuva e do frio, os jovens tomaram conta das ruas de Canela na manhã de sábado,  19, participando da Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, que saiu da Catedral de Pedra, às 8h30, rumo ao Santuário de Caravaggio, num percurso de 7km, seguindo a imagem peregrina da Mãe de Caravaggio que foi carregada pela comissão festeira e, depois pelos jovens.

A Missa, que seria campal, em frente ao Monumento da Prece,  foi transferida para a cripta do Santuário em função da chuva.

A fé, empolgação e animação dos jovens, dos mais diversos movimentos da Igreja Católica, de várias cidades do Estado, realmente contagiou a todos. Ao longo do sábado, a programação foi toda voltada aos jovens e com a participação efetiva dos movimentos Onda, CLJ, EJU, MCJ, Anjos da Madrugada, Ministério Jovem, Shalon, entre outros.

A Cavalgada da Fé, ocorreu neste domingo, 20, com a participação de gaúchos de todas as idades, unindo fé e tradição em um só evento. A imagem de Maria de Caravaggio foi seguida pelos cavalarianos, ao som dos cantos que fizeram parte do Cinquentenário do evento, todos em homenagem a Mãe de Caravaggio. Na chegada ao Santuário, a Missa Crioula Campal emocionou os presentes, que, em sua maioria, assistiram a celebração, em suas montarias, tendo como principais momentos a entrega das facas, que fazem parte da indumentária do gaúcho, simbolizando a vontade de todos de terminar com a violência e, depois o entrelace dos lenços branco e vermelho, (chimango e maragato) representando a paz entre os povos.

A cada edição da Romaria e Festa, uma novidade é preparada para os romeiros e, neste ano, a Gruta, recém inaugurada, dentro da cripta, tem chamado a atenção de todos. Este será mais um local para os devotos que recorrem a Santa para fazer promessas e render homenagem por graças alcançadas. A cripta faz parte da construção da Igreja que teve início em 2013.

A 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue  próximo fim de semana, sendo que a grande Romaria a Pé, a mais esperada do evento, ocorre no sábado, 26, dia da Mãe do Caravaggio e, para encerrar os festejos, no domingo, 27, será a vez da Romaria Motorizada e de Motociclistas.

A organização estima que mais de cem mil pessoas passem pelo Santuário de Canela neste mês de maio.

A Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *