CANELA ENGAJADA NA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

POR UM CLIQUE

Com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde realiza de 25 a 29 de setembro atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. Durante a semana serão realizadas caminhadas e palestras que abordarão o tema.

Assunto complexo perante a sociedade, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e culturais, tem sido estudado e analisado, por especialistas. “A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são questões que precisam ser trabalhadas” disse o secretário de saúde Jean Spall.

“O assunto é sério e merece máxima atenção do Poder Público Municipal que já faz trabalho relacionado a saúde mental através do CAPS. Podemos ampliar o debate e falar de transtornos afetivos. A bipolaridade, por exemplo, pode levar a suicídio também. A depressão é uma doença silenciosa, traiçoeira é perigosa que ataca muitas pessoas”, disse o vice-prefeito Gilberto Cezar que participou na segunda-feira (11) da reunião preparatória as atividades.

Nos intervalos do show de som e luz da Catedral de Pedra que acontecem as 20h, 21h e 22h, a Catedral de Pedra terá a cor amarela, para lembrar a importância de se prevenir, debater e combater o suicídio.

PROGRAMAÇÃO

25/09

9h30 – Caminhada de Valorização à Vida e Atividade Física- professora Patricia Liesenfeld e professor Anderson
Local: Parque do Lago
Público: Comunidade em Geral

27/09

9h – Palestra: Prevenindo o Suicídio  e Valorizando a Vida no Setembro Amarelo
Palestrantes: Ana Martinez – Psiquiatra e Alexandre Cury Port – Psicólogo

Local: Auditório da Câmara de Vereadores

29/09

10h30 – Palestra para os apenados no presidio – Prevenindo o Suicídio
Palestrante: Janine Palodeti – Psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *