MOSTRA CULTURAL LEVOU ARTE PARA OS BAIRROS DA CIDADE

CULTURA ÚLTIMAS NOTICIAS

A Mostra Cultural de Canela, promovida pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação Cultural de Canela, chegou ao fim no domingo (25), deixando um gostinho de quero mais para os artistas que participaram do evento e para o público que prestigiou as apresentações. Ao todo foram mais de 40 atrativos durante cinco dias de Mostra Cultural, com shows, espetáculos, exposições e oficinas espalhados pelos palcos e ruas da cidade, atingindo 14 bairros do município. Artistas canelenses e convidados de outras cidades levaram arte para locais que normalmente não recebem este tipo de ação, proporcionando a democratização da cultura.
Para o diretor de Cultura da Secretaria de Turismo, Tiago Melo, a Mostra Cultural alcançou seus objetivos, tendo espetáculos com lotação máxima. “O público foi ótimo, o tempo estava maravilhoso e conseguimos realizar todas as apresentações. Durante o evento presenciamos cenas emocionantes e oferecer acesso a este tipo de lazer para um grande público foi uma tarefa maravilhosa. Foi muito gratificante ver a reação das pessoas e a mobilização nos bairros. Tenho certeza que esse evento despertou curiosidade e interesse pela arte para muita gente. Buscamos fomentar a cultura e conseguimos”, avalia Tiago Melo.

PROJETO PERMANENTE
O sucesso da 1ª Mostra Cultural já faz a Prefeitura de Canela pensar na próxima edição do evento, inclusive com a realização de um projeto permanente para ser executado durante o ano inteiro, em quatro regiões distintas do município. “A intenção é oferecer cursos de alguns segmentos artísticos para capacitar centenas de pessoas, em um projeto que já está sendo trabalhado pelo Departamento de Cultura. Em 2018 a Mostra Cultural precisa ser ainda melhor, com mais atrações, mais bairros participando e mais dias”, projeta Tiago Melo.

IDEIA APROVADA
Os artistas que participaram da Mostra Cultural ficaram extremamente empolgados com o retorno do público. “Foi maravilhoso, bem diferente de todos os eventos que participamos. Na Vila Miná, por exemplo, a gurizada adorou o teatro de bonecos e pediu para que voltássemos um dia. A nossa comunidade respondeu ao chamado e demonstrou que consome arte e cultura”, comentou Beth Bado, do Grupo Só Rindo Bonecos da Montanha. “Atuo há 20 anos aqui em Canela e sempre digo que a cultura é importante para o nosso turismo, mas principalmente para os moradores. Foi um sonho trabalhar em locais informais, estava lindo”, disse Nelson Haas, também do Só Rindo.
Já a empresária Neusa Martinotto, da Academia de Dança Neusa Martinotto, lembrou que a Mostra Cultural proporcionou uma experiência única para alguns alunos do Centro Social Padre Franco que participaram das apresentações nos bairros. “As crianças foram muito bem e vamos oferecer oportunidade na nossa academia. Foi uma bela iniciativa, que espalhou cultura por toda a cidade”, afirmou Neusa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa- Prefeitura de Canela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *