Nossa Senhora de Caravaggio,  emoção e fé em Romaria

CULTURA DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS
Santuário de Nsa Sra do Caravaggio em Canela, ainda em construção, recebe os fiés

Em Canela, as homenagens, com muita devoção a Nossa Senhora de Caravaggio é que se vê em Canela, a 57ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.

Apesar da previsão de chuva os  festejos iniciaram no último dia 07, com a Cavalgada da Fé, na noite de quinta-feira, 25, ocorreu a Procissão Luminosa, do Monumento da Fé seguiu até a cripta da Igreja que está em construção, momento impar onde a emoção foi visível, momento em que romeiros iluminaram o caminho com velas, lanternas e celulares e mesmo com frio, a comunidade participou e contou com a presença do prefeito de Canela, Constantino Orsolin.

Na manhã deste, 26 de maio,  dia de Nossa Senhora de Caravaggio, foi o dia de agradecer veementemente todas as graças, de homenagear Nossa Senhora, Romaria a Pé aconteceu com chuva, o que não impediu os fies de andarem à pé e de pés descalços. A procissão saiu da Igreja Matriz até o Santuário, distante 7km do centro da cidade, seguindo Maria de Caravaggio, alternando momentos de oração com canções religiosas. Muitas pessoas vierem de cidades vizinhas, como Gramado, São Francisco de Paula e Igrejinha, vindo de seus municípios ainda de madrugada, a pé, para participar do momento abençoado.

Agradecer por graças alcançadas, pedir proteção, trabalho e saúde, e pagar promessas feitas a Maria de Caravaggio é o que mais motiva os romeiros. Centenas de pagadores de promessa fizeram todo o caminho de pés descalços, outros carregando velas gigantes e até cruzes. Na chegada ao Santuário, a emoção tomou conta dos presentes ao se dirigirem até a cripta, onde foi celebrada a Missa, presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel, com participação do Pároco Varnei Hinterholz, vigários e diáconos.

Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude

No sábado, 27, será o dia da Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude, quando milhares de jovens de várias cidades do Estado devem participar do evento, saindo em procissão da Catedral de Pedra até o Santuário. A liturgia da Missa Campal, bem como as atrações ao longo do dia são voltados ao público jovem.

Romaria Motorizada

A Romaria Motorizada será no domingo, 28. Frotas de empresas, carretas, caminhões e automóveis particulares participam neste dia, quando milhares de romeiros ocupam todas as ruas do centro da cidade, no entorno da Catedral, para seguirem a imagem de Nossa Senhora até o Santuário, buscando bênçãos, proteção e agradecendo a Mãe de Caravaggio. Normalmente até por volta das 14h os carros continuam chegando ao Santuário.

A gastronomia do evento é sempre um dos destaques. As mesas em meio a mata nativa são ideais para os piquenique e almoços com os tradicionais churrasco e galeto, e saladas. Nesta edição tendas cobertas, com mesas e cadeiras também estão sendo disponibilizadas; no Centro de Eventos, buffet livre de comida caseira, lanches e doces; no Restaurante Panorâmico, buffet livre de comida caseira; outras delícias como pipocas, crepes, espetinho de morango com chocolate e muito mais estarão também a disposição do público. Mas o grande destaque mesmo são os tradicionais pastéis, preparados com massa caseira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *