“DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE COM EQUIDADE”

DESTAQUE POLÍTICA SAÚDE ÚLTIMAS NOTICIAS

Canela esta indo de encontro das expectativa com relação aos assuntos que são de pleno interesse para sua comunidade, sendo assim na sexta-feira (12), foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O evento ocorreu no auditório da UCS – Universidade de Caxias do Sul Campus Região das Hortênsias e reuniu cerca de 300 pessoas, entre profissionais das áreas da saúde e educação. A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi uma realização do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, tendo como objetivo discutir as políticas públicas voltadas à saúde da mulher, definindo propostas de âmbito municipal, estadual e nacional. O tema central dos debates foi: “Saúde das Mulheres: Desafios para Integralidade com Equidade.
Na ocasião, também foram debatidos e discutidos eixos temáticos como: 1 – Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento; 2 – Políticas públicas para as mulheres e a participação social; 3 – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; 4 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; 5 – O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO
De acordo com os organizadores do evento, será confeccionado um relatório sobre a Conferência Municipal de Saúde da Mulher que deverá ser levado ao âmbito estadual. O prefeito Constantino Orsolin prestigiou o evento, compondo a mesa diretora juntamente com o secretário de Saúde, Jean Spall e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irineu Grings. “Este é um importante evento para discutir um tema que merece toda a atenção. Tenho certeza que daqui sairão grandes ações que futuramente poderemos implantar nesta área em nosso município”, disse Orsolin. O deputado Estadual Edson Brumm também marcou presença na Conferência. Durante o encontro, ocorreu ainda a leitura e aprovação do regimento e regulamento da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher e na sequência aconteceu a apresentação do painel “Saúde das Mulheres: Desafios para Integralidade com Equidade”, sendo ministrado pelo médico do Departamento da Atenção Básica do Estado, Élson Farias.

Constatino Orsolin, prefeito de Canela, fala durante a Conferência

TRABALHOS EM GRUPO
Após, os participantes formaram cinco grupos de trabalho, onde foram debatidos e discutidos os cinco eixos propostos pela conferência. Cada grupo contou com um mediador que conduziu os trabalhos e no final um relator de cada grupo apresentou ao público as propostas debatidas. No final dos trabalhos ocorreu a eleição das delegadas que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde, evento que acontecerá no próximo mês de junho, em Porto Alegre. “Foi uma conferência muito produtiva, que foi além da expectativa. Certamente colheremos bons frutos desse evento”, enfatizou o secretário de Saúde, Jean Spall.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *