Campanha de Vacinação do HPV

DESTAQUE ENFOCO
hpv
Crédito foto: Ricardo Varela

Durante o mês de março, esta acontecendo  em todas as Unidades de Saúde, a vacinação do HPV para as meninas de 09 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias.
Conforme a enfermeira Magáli Dell Valle Cavinato, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, é muito importante que as jovens se imunizem, já que esta vacina auxilia na prevenção do Câncer de Colo de Útero que hoje, no Brasil, é a terceira doença que mais acomete as mulheres, causando, em média, 5.200 mortes por ano.
A vacinação vai acontecer nas Escolas do município e também nas Unidades Básicas de Saúde, que entrarão em contato com as Escolas durante o mês de março para agendar a data de vacinação. “É obrigatória a apresentação da autorização de aplicação de vacina pelos pais ou responsáveis, bem como a carteira de vacinação,” salientou  a enfermeira, ressaltando que  as Escolas do interior deverão trazer as alunas até uma Unidade de Saúde.
Neste ano, a vacina também será ofertada para as meninas/mulheres de 09 anos até 26 anos que sejam portadoras de HIV/AIDS. Nesse caso, as pacientes devem procurar a Unidade de Saúde, pois para este grupo a vacinação acontece de modo diferente e também por que se faz necessária a apresentação de outros documentos.
Em março de 2015, acontecerá a aplicação da 1ª dose e, em setembro do corrente ano, a aplicação da 2ª dose,  já  a  3ª dose deverá ser aplicada 05 anos após a 1ª dose.  A meta de vacinação para este ano são 1053 meninas de 09 a 11 anos.  Vale ressaltar  quem não fez a 2ª dose no ano passado pode procurar uma UBS para atualizar o calendário vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *