TERAPIAS ALTERNATIVAS SÃO OFERECIDAS NA ACADEMIA MUNICIPAL

ESPORTES ÚLTIMAS NOTICIAS

A Academia Municipal de Canela teve seu funcionamento retomado no mês de agosto deste ano, com o objetivo de promover ações de saúde física e mental. Atualmente a supervisão é da professora educadora física Patrícia A. Liesenfeld e da técnica em enfermagem Neuza Pletsch que contam com a presença semanal de 140 alunos. Nesse acompanhamento com pessoas idosas, pessoas com doenças crônicas e pessoas com necessidades especiais, são oferecidas atividades que visam integrar e complementar esse desenvolvimento.

Buscando essa lógica, as práticas integrativas e complementares são ações de cuidados transversais que se destinam a população em geral. O campo das Práticas Integrativas e Complementares contempla recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As práticas complementares envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de terapias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado (portaria GM/MS n 971). A implantação dessa portaria teve início no ano de 2006 pelo Ministério da Saúde e na última década houve uma procura significativa por parte dos usuários da saúde pública, tanto que atualmente o SUS passa a ofertar mais 19 praticas integrativas e complementares à população, exemplo; Reiki, Yoga e meditação (portaria. 145/2017).

PRÁTICAS COMPLEMENTARES

Portanto, a Academia Municipal de Canela nessa atual gestão, reabriu trazendo as práticas complementares, com intuito do cuidado e prevenção em saúde, considerando o bem-estar físico e mental como fatores essenciais ao ser humano. A proposta da academia da saúde é promover saúde e qualidade de vida e atualmente temos uma demanda de usuários na academia usufruindo das práticas complementares já implementadas que são realizadas através de inscrições.

As oficinas iniciaram com a massoterapia e hoje se abrangem também outras práticas complementares como: Reiki, auriculoterapia, meditação, Yoga, e também práticas corporais em Medicina tradicional chinesa com cromoterapia e Shiatsu.

Todas as atividades são oferecidas durante os quatro dias da semana no horário das 16h às 17h para os usuários da academia municipal. A adesão para todo esse sistema se dá por encaminhamento médico, da rede municipal da saúde, e a permanência se dará pela frequência do usuário.

“Realizamos diversas atividades promovendo a saúde integral, tendo como foco o ser como um todo e não apenas a doença. Estimulamos o cuidado através do autoconhecimento e da educação em saúde”, explicou o Secretário de Saúde Jean Spall.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *