TRADIÇÃO GAÚCHA INVADE A PRAÇA JOÃO CORRÊA

CULTURA DESTAQUE ÚLTIMAS NOTICIAS

A Semana Farroupilha de Canela foi aberta oficialmente na noite do dia 13 de setembro. Na ocasião tradicionalistas do CTG Querência e de Piquetes de Laçadores da cidade realizaram o translado da chama crioula da sede social da entidade até a Praça João Corrêa. A chama foi conduzida por Dé Zanatta, o guardião deste ano.

Iniciando a programação, na manhã de quarta-feira (13), na Casa de Pedra, Fabiano dos Santos, tradicionalista graduado em História, palestrou sobre “Paixão Côrtes e o legado de 1947”. A tarde, na praça João Corrêa, peões e prendas mirins do CTG Querência, realizaram a oficina “Brincadeiras de Antigamente”.

Até o dia 20 de setembro acontecem diversas, como palestras, oficinas (de culinária, de nós de lenço e de encilha), Cinema Gaúcho, teatro de bonecos, apresentações artísticas do CTG Querência e dos DTG’s das escolas, além de concurso de vaca parada.

O CTG Querência, apoiador do evento atua também com suas invernadas que farão apresentações de danças.

Na praça também estão montadas tendas nas quais são comercializados pratos típicos como arroz de carreteiro, salsichão com pão, arroz-doce, entre outras iguarias da culinária regionalista gaúcha.

Participam das tendas os Piquetes de Laçadores do Saiqui, Serra e Fronteira, Tropeiro Serrano e CTG Querência.

Todas as atividades acontecem de forma gratuita e nas apresentações no Multipalco, o Grupo Cordiona se apresentou ontem (13).

No sábado (14), às 19h, é a vez do show-baile com Tchê Guri. Pepeu Gonçalves se apresentará no domingo (17), às 16h e no encerramento dia 20 de setembro às 19h é a vez do Grupo Querência.

O CTG Querência é o responsável por promover com os piquetes de laçadores do município o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro. A atividade inicia às 14h do Parque de Rodeios do Saiqui e chegada prevista na Praça João Corrêa às 16h30.

A Semana Farroupilha de Canela tem como tema os”90 Anos de Paixão pelo Rio Grande”, uma homenagem ao homem que, com Barbosa Lessa, foi responsável em resgatar aspectos do gaúcho de antigamente.

A Semana Farroupilha de Canela 2017 está a cargo do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur), coordenado por Tiago Melo, com o auxílio da servidora Nicole Pereira. O tradicionalista e jornalista Márcio Cavalli foi convidado para ser o curador do evento, atuando pelo Departamento de Tradição e Folclore da Fundação Cultural de Canela.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *