VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INICIA DIA 17

DESTAQUE SAÚDE ÚLTIMAS NOTICIAS
foto: Divulgação
foto: Divulgação

A Campanha Influenza 2017 irá acontecer de 17/04 até o dia 26/05 em todas as Unidades de Saúde. O dia D da campanha ocorrerá no dia 13/05 das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas. O grupo elencado para vacinação são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 06 meses a menores de 05 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), puérperas até 45 dias após parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do quadro prisional, profissionais da área da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 sob medidas socioeducativas e neste ano de 2017 foram contemplados também os professores das escolas públicas e privadas.

A vacina da gripe esta composta por três cepas da influenza: A(H1N1), A (H3N2) e B, estas cepas são escolhidas baseadas em estudos realizados a cerca dos vírus circulantes nos ambientes, a Vacina é Trivalente. A importância da vacinação dos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficacia da vacinação apresentou resultados satisfatórios, consequentemente levou a redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos.

A Secretária da Saúde desataca que a aplicação da vacina da Gripe deve ser feita o mais breve possível, pois para alcançar a eficácia necessária leva em torno de 15 à 20 dias após a aplicação.

A meta de vacinação é de 80 % de cada grupo. A Vacina não pode ser aplicada em caso de Febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina. “Reiteramos a importância da vacinação por todos dos grupos elencadas, pois é através dos números que apresentamos ao Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde que cada vez mais cedo a vacina deve ser disponibilizada para região Sul do Pais”, disse o secretário da Saúde Jean Spall.

A vacinação no Interior será realizada juntamente com atendimento Médico conforme Escala já estabelecida. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com as Unidades ou na Vigilância Epidemiológica através do fone: 32821331.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *